Na hora de cuidar de suas roupas, é muito importante diferenciar e separar os tipos de tecido para preservar as fibras. A maioria das pessoas já sabe, por exemplo, que roupas coloridas devem ser separadas das brancas. Para te ajudar nessa missão, nós fizemos uma lista com os principais tipos de tecido e recomendamos os cuidados na lavagem/secagem de cada um. Confira!
-Roupas de algodão ou mistas de Algodão:
Alguns tecidos tem o algodão em sua composição. São eles: Piquet, sarja, flanela e outros tipos de malhas.
Esse tipo de tecido é muito encontrado nas roupas do dia-a-dia como Jeans, camisetas, cuecas, meias, shorts, roupas de cama e toalhas. Quando a peça tem algodão na sua composição podemos lavá-la normalmente com água quente ou frio e escolhendo o ciclo Normal nas máquinas de lavar. Os tecidos 100% algodão precisam ter um cuidado maior na hora de secar, pois eles podem encolher dependendo do tempo e da temperatura.
-Roupas Sintéticas:
Os tecidos considerados “sintéticos” possuem fibras artificiais em sua composição. Os tecidos sintéticos mais conhecidos são o nylon e o polyester encontrados em camisetas, shorts, calças e bermudas.
Esses tecidos mais finos devem ser lavados separadamente das peças com tecidos mais grossos como jeans e toalhas.
A secagem pode ter temperaturas mais brandas e menos tempo de ciclo para evitar danos nas fibras.
-Roupas delicadas:
Alguns tecidos que podemos considerar nesta classificação são: seda, lã, linha, tricot, cetim, renda e linho
Esses são os tipos de tecidos que exigem um maior cuidado na hora de lavar e secar. Regra básica; Verificar as instruções indicadas na etiquetas. Caso seja possível lavar com água utilizar produtos, ciclos e temperaturas adequadas. Algumas máquinas possuem esta opção de lavagem. Nunca misture roupas delicadas com roupas de tecidos normais. O atrito entre os diferentes tipos de fibra pode ocasionar bolinhas e até mesmo rasgar as roupas delicadas.
O mesmo cuidado precisa ser tomado na hora de secar as roupas delicadas. Altas temperatura e excesso de tempo podem danificar suas peças delicadas.
-Roupas brancas/coloridas:
As roupas coloridas passam por um processo de pigmentação nas tecelagens e muitas vezes não existe a lavagem adequada para que o excesso seja retirado da peça. Nestes casos, no processo de lavagem a tinta solta e contamina as roupas que estão no mesmo ciclo. Sendo assim, a recomendação para roupas novas e coloridas é de lavar sempre separadamente para evitar manchar as outras roupas.
Além disso alguns produtos específicos podem ser utilizados na lavagem de roupas brancas para deixá-las ainda mais brancas, os conhecidos alvejantes. Portanto, para evitar manchas o ideal é lavar as roupas coloridas separadamente das roupas brancas.
Algumas lavanderias express de autosserviço oferecem equipamentos com ciclos de lavagem e secagem e produtos adequados para cada tipo de tecido. Agora você já sabe como escolher para cuidar ainda melhor das suas roupas preservando suas fibras e aumentando a vida útil com aparência de nova.